quarta-feira, 26 de maio de 2010

História de Alexandria

Diz-se que Alexandria é a cidade com mais história e menos vestígios para visitar devido a muitos ataques de povos e também a muitos sismos violentos. Tornou-se famosa devido ao Farol de Alexandria e à Biblioteca de Alexandria.
As origens remontam às conquistas de Alexandre Magno. Em 322 a.C., o Egipto encontrava-se sobre o domínio persa e Alexandre, o Grande invadiu e conquistou a região. Este foi aceite pelos egípcios, que o aclamaram de o libertador.
O general Alexandre escolheu uma povoação pesqueira para fundar uma nova cidade, que mais tarde levaria o seu nome. A escolha do local foi muito bem feita porque este encontrava-se abrigado das variações do rio Nilo, mas também suficientemente perto do rio para que pudessem chegar através do rio as mercadorias.
Em frente ao local escolhido encontrava-se uma ilha chamada Faros, que com o tempo e a construção de um dique estaria unida até à Alexandria. Este dique tinha um comprimento de aproximadamente sete estádios, cada um com 185 metros. Esta construção formou dois portos em ambos os lados: o Grande Porto, a leste, que era considerado o mais importante; e o Porto do Bom Regresso, a oeste, que ainda hoje é utilizado.Pensa-se que a ilha de Faros, aprontava um farol, com uma ponta de fogo sempre acesso, que guiava os navegantes. Este foi destruído, sendo assim não existem vestígios de que ele tenha mesmo existido, mas acredita-se que sim.
Foi um dos generais de Alexandre, Ptolomeu, quem governou durante o desenvolvimento da cidade. Esta tornou-se um grande porto nas rotas comerciais entre a Europa e a Ásia.
A sua famosa biblioteca continha 500000 volumes.
Para por fim à guerra entre Cleópatra e o seu irmão Ptolomeu XIII, Júlio César tomou a cidade em 46 a.C., e durante essa batalha ocorreu um incêndio, em que arderam alguns sitio de armazenamento de livros, mas a biblioteca manteve-se intacta. Quando Cleópatra casou com Ptolomeu XIV, e assumiu o trono egípcio, Júlio César regressou a Roma. Assim podemos dizer que Alexandria esteve sobre o império romano.
A decadência da cidade foi confirmada quando os muçulmanos entraram no Egipto no século VII e estabeleceram uma nova capital, mais a Sul, o Cairo.

Sem comentários:

Enviar um comentário