quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alguns Templos e Pirâmides do Egipto

TEMPLO DE ABYDOS
O templo de Abydos, também conhecido por templo de Abedju, foi construído à cerca de 3.200anos. Foi um dos lugares mais importantes do antigo Egipto no início do período dinástico sendo o centro religioso de maior veneração popular no Egipto.
Abydos foi uma das províncias mais importantes durante a XIX dinastia egípcia e uma das cidades mais importantes do Baixo Egipto, junto com Tebas, Dendera, Assuã, Luxor, Karnak e Abu Simbel.
O culto a Osíris atraía peregrinos de todos os cantos do país.
Muita gente desejava participar nas cerimónias, nas quais se fazia referência a passar por processos de dor e morte para depois reviver num mundo
As atracções mais importantes em Abydos são os templos de Seti I, Ramsés II, o de Osíris, e o Osireion, que se encontra por trás do Templo de Seti I."
Abydos encontra-se a cerca de 160 km a norte de Luxor.
O templo de Abydos foi construído por iniciativa de Seti I, pai do célebre Ramsés II que o terminou após a sua morte.
Encontra-se assim um pouco distante dos mais tradicionais locais arqueológicos de Luxor.
No seu interior as decorações são coloridas decorando os baixo-relevo que preenchem os Templos Faraónicos.

PIRÂMIDE ESCALONADA
A pirâmide escalonada de Djoser( pirâmide de degraus) foi idealizada pelo arquitecto Imhotep tendo sido construída durante o século XXVII a.C na necrópole de Saggara perto da cidade de Ménfis para sepultar o Faraó Djoser. É o edifício central de um grande complexo mortuário num amplo pátio cercado por elementos decorativos cerimoniais.
É considerada a primeira pirâmide do Egipto, composta por seis mastabas construídas umas sobre as outras. A pirâmide com 62 m de altura é vista como a mais antiga construção monumental em pedra do mundo.

TEMPLO DE HÓRUS
Templo de Hórus, chamado também Templo de Edfu, foi construído em homenagem a Hórus, o deus egípcio do céu, adorado na cidade de Edfu. É conhecido como um dos edifícios sagrados mais bem conservados do Antigo Egipto. Este situa-se na margem oeste do rio Nilo.

A seguir a Karnak, ele é o segundo maior do Egipto. Foi construído de pedra arenosa que possui diversas cenas em relevo e algumas delas ainda têm a cor original.
O falcão foi a primeira criatura viva a ser adorada no vale do Nilo que, devido ao seu voo altivo, levou os egípcios a acreditar que o sol era como o falcão que descrevesse um voo luminoso diário pelos céus.

Durante toda a sua história, os egípcios antigos acreditaram que os deuses se manifestavam em animais, e que Hórus era representado como um pássaro. Dizia-se também que Hórus era um falcão cujos olhos era o sol e a lua, e o seu hálito era o vento norte. Era assim que os egípcios descreviam o deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário